O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou situação de desastre no estado de Louisiana e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação nas áreas afetadas pelo furacão Ida, informou a Casa Branca no domingo (29).
O Ida atingiu o continente como um furacão de categoria 4 na tarde de domingo (30), exatos 16 anos após o Katrina devastar a Louisiana e o Mississippi e deixar 1,8 mil mortos e bilhões em prejuízos.
Com ventos de 230 km/h, o Ida é o 5º furacão mais forte da história a atingir o continente, segundo a agência de notícias Associated Press.
Mais de um milhão de clientes na Louisiana estão sem energia elétrica, de acordo com o site PowerOutage.us, que monitora quedas de energia. Em Nova Orleans, o fornecimento está totalmente interrompido.
“A assistência pode incluir subsídios para habitação temporária e reparos domésticos, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedades não seguradas e outros programas para ajudar moradores e proprietários de negócios a se recuperarem dos efeitos do desastre”, disse a Casa Branca.
A primeira morte causada pelo furacão foi confirmada no domingo: um homem de 60 anos que teve a casa atingida por uma árvore perto de Baton Rouge, a capital de Louisiana. Nesta segunda-feira, foi informado que um motorista morreu afogado em Nova Orleans.
Leia matéria completa no G1 (globo.com)