×

Cerimônia da descida do Glória marca a manhã do sábado de Círio

Devotos assistem cerimônia em telão em frente à Basílica de Nazaré. Dentro do Santuário, lotação está completa

Cerimônia da descida do Glória marca a manhã do sábado de Círio

A descida será às 11h30 e é fortemente caracterrizada pela emoção dos fieis que encontram a imagem original de Nossa Senhora. Cerca de 400 pessoas participam da cerimônia na Basílica. 

A praça Basílica Santuário já soma grande movimentação na manhã deste sábado (9), quando acontece, desde as 10h30, a Pregação da Basílica Santuário e, depois, a cerimônia da Descida da Imagem Original do Glória.

A agenda é uma das mais esperadas do Círio, que marca a descida da Imagem Original achada por Plácido do Altar do Glória. A descida será às 11h30 e é fortemente caracterrizada pela emoção dos fieis que encontram a imagem original de Nossa Senhora. Cerca de 400 pessoas participam da cerimônia na Basílica. O governador Helder Barbalho também foi à pregação, acompanhado da primeira dama, Daniela Barbalho.

Dentro da Basílica Santuário, o limite de pessoas que podem permanecer, devido ao protocolo de prevenção a covid-19, foi alcançado cedo. Do lado de fora, muitas pessoas se encontram assistindo pelo telão. Elas também são orientadas pela Guarda de Nazaré.

Este ano, protocolos contra a covid-19 estabeleceram regras a todas as cerimônias na Basílica Santuário. Se determinou, recentemente, que a entrada só pode se dar agora com o cumprimento de alguma regras, como a apresentação de comprovante de vacinação completa e uso de máscaras.

Na Basílica Santuário, cerca de 400 pessoas assistem a pregação dentro da igreja. A celebração é feita por Dom, Antônio, bispo auxiliar. “Sejam bem-vindos a este momento, com a reflexão da palavra com o tema do Círio deste ano, aos que estão aqui, em casa ou lá fora assistindo pelo telão, no sol. Obrigada pelo testemunho”.

Na pregação inicial, D. Antônio reflete sobre o tema do Círio 2021: “O evangelho da família na Casa de Maria”. O bispo ressaltou: “A família tem a missão de se tornar aquilo que é: comunidade de vida e amor. Onde se preserva, cuida e educa para a vida”, disse o bispo auxiliar.

“É na família que devemos ter cuidado com as crianças. Física, moral. Lugar onde exercitamos a misericórdia. É um ambiente vital. A família é o lugar da ternura e cuidado”, disse D. Antônio, questionando aos presentes sobre quais cuidados estão tendo, se estão cuidando de uns aos outros.