Um relato de uma professora da rede pública do Rio de Janeiro à reportagem da BBC Brasil mostra a destruição que o governo Jair Bolsonaro (Sem partido) tem proporcionado à educação pública e a falta de políticas sociais e econômicas que tem levado milhares de famílias ao mapa da fome.
“Fui pegar algo para ela na minha mochila — porque eu sempre levo um biscoitinho ou uma fruta para mim mesma. Mas não deu tempo. Ela desmaiou em sala de aula“, disse a professor da rede municipal do Rio de Janeiro.
A estudante, de 8 anos, é negra e estuda em uma escola próximo a um complexo de favelas na Zona Norte da capital fluminense.
Segundo a professora, o episódio aconteceu em setembro, quando a menina chegou à sala de aula “bem atrasada” e com as mãos geladas, embora o tempo estivesse quente.
“Ela sentou e abaixou a cabeça na mesa. Eu estranhei e chamei ela à minha mesa. Ela veio e eu perguntei se ela estava bem. Ela fez com a cabeça que estava, mas com aquele olhinho de que não estava. Perguntei se ela tinha comido naquele dia, ela disse que não”.
“Eu fiquei realmente sensibilizada por essa situação”, conta a professora. “Por que é isso: a fome. Uma fome que a criança não sabe expressar a urgência. E que envolve muitas vezes a vergonha. Para ela é algo humilhante, por isso ela não consegue expressar.”
Leia matéria completa na Revista Fórum (revistaforum.com.br)