Um prédio já condenado pela Defesa Civil do município desabou na noite desta quinta-feira (18), no coração do Centro de Manaus. O caso aconteceu na rua Henrique Martins, entre as avenidas Eduardo Ribeiro e Joaquim Sarmento, e foi registrado em vídeos por transeuntes que passavam pelo local.
O prédio abrigava uma sapataria, mas já estava interditado há bastante tempo pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). No momento do desabamento, ele estava desocupado e sem trabalhadores, mas já estava com as fundações expostas, com previsão de vir a ruir. Não há feridos.
Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que a área está sendo alvo de obras para implantação de novas galerias de águas pluviais. Segundo a prefeitura, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) estão fazendo o monitoramento do local, e a própria área já foi interditada pela Defesa Civil do município. O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) chegou a ser acionado para dar apoio à ocorrência.
Ainda de acordo com a prefeitura, as fortes chuvas registradas na capital nos últimos dias teriam contribuído para a erosão do prédio. Toda a área está isolada, e segundo a prefeitura, não há danos nem à obra de implantação das galerias ou ao entorno do local do desabamento.