×

Empresa contratada aponta possível ataque hacker às prévias do PSDB

Faurgs, escolhida pelos tucanos para criar o sistema de votação nas prévias e o app, relatou "demanda atípica" no sistema

Empresa contratada aponta possível ataque hacker às prévias do PSDB

Em 21 de novembro, dia da votação, foi verificada uma demanda atípica de capacidade de processamento de dados entre 8h e 18h”, relatou a empresa.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (24/11), a Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), entidade contratada pelo PSDB para desenvolver o aplicativo para a votação nas prévias do partido, apontou um possível ataque hacker ao sistema no último domingo (21/11), dia da votação.

“O teste do sistema nas instalações do cliente ocorreu dia 18 de novembro e todas as medidas para viabilizar a operação foram implementadas. Em 21 de novembro, dia da votação, foi verificada uma demanda atípica de capacidade de processamento de dados entre 8h e 18h”, relatou a empresa.

“A apuração da Faurgs apontou como causa mais provável um congestionamento de acessos incompatível com o número de eleitores cadastrados. Portanto, a Faurgs considera muito plausível a ocorrência de um ataque de hackers ao aplicativo, a partir das 8h15 — uma vez que desde às 7h o sistema funcionou perfeitamente, com cerca de dois mil votos computados. Após isso, até o final da votação, ainda mil votos foram computados”, destacou.

No domingo (21/11), dia da votação, o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, tinha revelado que a direção do PSDB trabalhava com a hipótese de ataque hacker às prévias como motivo para o fiasco na votação.

Leia matéria completa no (metropoles.com)