Vinte e duas capitais não terão festas de Réveillon, e quatro – Rio Branco (AC), Natal (RN), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ) – optaram por promover apenas queimas de fogos.
Boa Vista (RR), por sua vez, será a única que promoverá shows durante a virada de ano. Na capital roraimense, artistas locais de diversos gêneros, como sertanejo, eletrônico, pop rock, MPB, foram convidados pela prefeitura para se apresentarem no Parque do Rio Branco.
Os dados fazem parte de levantamento feito pelo Metrópoles nas 27 capitais do país. A reportagem entrou em contato com as prefeituras e governos locais para saber se haverá festas de fim de ano e se algo já foi decidido sobre o Carnaval 2022. Veja o mapa com as informações mais abaixo.
Com o avanço da Ômicron, nova variante do coronavírus, gestores municipais decidiram, pelo segundo ano consecutivo, cancelar as festividades de Réveillon.
“Apesar de termos uma população com um número alto de vacinados, o que estamos observando fora do país é que mesmo as pessoas vacinadas estão adquirindo a Covid via variante Ômicron”, explica o infectologista Julival Ribeiro, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
“A Ômicron é altamente transmissível. Portanto, evitar aglomerações, locais fechados e sem ventilação é a medida mais coerente”, complementa o especialista, ao Metrópoles.
Quatro capitais se anteciparam, inclusive, e já cancelaram o Carnaval de 2022. São elas: Belém (PA), Teresina (PI), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).
O prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), anunciou o cancelamento dos recursos que seriam usados no ciclo carnavalesco na capital cearense. “São quase R$ 14 milhões. Vamos usá-los para proteção alimentar, saúde e o incentivo à cultura. O nosso compromisso é com a saúde do fortalezense”, frisou.
A realização da folia do Rei Momo, no entanto, segue indefinida na maioria das capitais. Assim responderam 17 delas.
No Rio de Janeiro, o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde recomendou que ainda não seja estabelecida nenhuma restrição à realização do evento.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou que o Carnaval 2022 está sendo planejado. Pontuou ainda que a realização do evento está condicionada ao quadro epidemiológico relativo à pandemia de Covid-19 e ao entendimento das autoridades de saúde pública e sanitárias.
Mapa de previsões para o Réveillon e o Carnaval