O vale-gás começa a ser pago nesta segunda-feira (27/12) pela Caixa Econômica Federal a moradores de 100 municípios da Bahia e de Minas Gerais que decretaram estado de calamidade por causa das chuvas (veja a lista das cidades mais abaixo).
A medida foi tomada pelo governo na última semana após os estragos decorrentes dos temporais nos dois estados.
A partir de 18 de janeiro, o Ministério da Cidadania iniciará o pagamento a todas as 5,8 milhões de famílias elegíveis para receber o benefício.
O programa criado para ajudar as famílias carentes a lidar com a inflação do gás de cozinha será repassado para beneficiários do Auxílio Brasil, que poderão usar cartões e senhas desse programa para ter acesso aos R$ 52 extras a cada dois meses. O calendário de saques é o mesmo do Auxílio Brasil.
O governo havia prometido começar a pagar o vale-gás ainda em dezembro de 2021, mas acabou adiando a liberação do dinheiro para a segunda quinzena de janeiro. A previsão é que o benefício seja pago durante cinco anos.
O aumento do preço do botijão de 13 kg, que passa de R$ 100 em todo o país, motivou o Congresso e o Executivo a lançarem esse novo programa social.
Os critérios para receber o vale-gás são:
- ser uma das famílias inscritas no Cadastro Único;
- ter renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
- fazer parte de família com membros recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Terão prioridade para receber o vale-gás os beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.
Leia matéria completa no Metropoles.com