A vitória do presidente-eleito Joe Biden nas eleições de 2020 nos EUA só foi anunciada, extraoficialmente, depois de contados os votos em alguns estados em que a votação foi apertada. Entre esses estados, estão o Arizona, a Pensilvânia, Wisconsin e Geórgia. Inversamente, o presidente Donald Trump pode ter perdido a eleição por causa desses mesmos quatro estados. Republicanos se queixam de que a vitória lhes foi tirada pela candidata do Partido Libertário, Jo Jorgensen.
O Partido Libertário (LP – Libertarian Party) e o Partido Verde (GP – Green Party) são dois partidos pequenos dos EUA. Considera-se que o Partido Libertário tira votos do Partido Republicano e o Partido Verde tira votos do Partido Democrata. Em 2000, o democrata Al Gore perdeu a Flórida para o republicano George Bush por 537 votos — o Partido Verde, que promove a “democracia social”, supostamente tirou 97.421 votos de Gore.
O slogan do Partido Libertário é o “Partido dos Princípios” — muito de seus princípios são semelhantes ao do Partido Republicano. O LP desfralda bandeiras eleitorais tais como capitalismo de livre mercado (laissez-faire), redução de impostos, controle da dívida pública, liberdades civis, governo pequeno em tamanho e escopo, não intervencionismo do governo na vida dos cidadãos (nem para ajudar, nem para atrapalhar), liberação da compra e porte de armas, sem controle legislativo. Tudo na esfera do Partido Republicano.
O partido dá uma guinada para a direita, em relação aos republicanos, quando defende o fim do IRS (Internal Revenue Service, a receita federal dos EUA). E, porque é contra o Estado Previdenciário (welfare state), defende o direito do cidadão de se excluir do sistema de previdência (que faz parte da Social Security Administration.
O LP, como os políticos mais à direita do Partido Republicano, defende a ideia de que cada cidadão, não o estado, deve cuidar de si mesmo. Quando muito, pode utilizar os serviços de entidades beneficentes.
O Partido tem também algumas bandeiras que coincidem com as do Partido Democrata, como a reforma da justiça criminal, fim da pena de morte, descriminalização do consumo de drogas, casamento entre pessoas do mesmo sexo e extinção das leis que proíbem a prostituição. Mas os democratas não penetram no território do Partido Libertário.
Faça as contas