Um caça J-16D chinês foi avistado pela primeira vez em um suposto exercício próximo da ilha de Taiwan na segunda-feira (24), logo depois da passagem de dois porta-aviões dos EUA pelo mar do Sul da China.
De acordo com o jornal Global Times, essa foi a primeira vez que Taiwan reportou a presença do caça especializado em guerra eletrônica J-16D, que foi apresentado ao público pela primeira vez em setembro de 2021.
Apesar do relato de Taiwan, a ilha não registrou qualquer imagem da aeronave, apresentando uma foto da aeronave de 2021, o que gerou contestação por parte dos especialistas militares, sobre a confiabilidade das informações fornecidas pela ilha.
O J-16D pode operar em conjunto com o caça furtivo J-20, bem como com os caças J-16 e J-10C, assumindo o controle de informações e assegurando a superioridade aérea no estreito de Taiwan.
Um especialista militar afirmou ao Global Times que a aeronave é capaz de detectar, coletar, registrar e analisar os sinais de rádio dos alvos, bem como interceptar mísseis hostis e proteger aeronaves aliadas.
Além do caça J-16D, que é altamente capacitado para controlar o campo eletromagnético, outros oito caças J-16, um avião de guerra antissubmarino Y-8, dois bombardeiros H-6 e dois J-16D entraram na Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan na segunda-feira (24).