O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, enviou ao menos quatro áudios para colegas com comentários sexistas sobre as policiais da fronteira. Em um deles, o deputado utiliza termos escatológicos, afirmando que “eram minas que se ela cagar você limpa o cu delas com a língua”.
“Mano, estou mal. Passei agora, 4 barreiras alfandegárias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são 12 policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram ‘minas’ que se ela cagar [sic] você limpa o cu dela com a língua. Inacreditável. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”, diz o deputado estadual.
O parlamentar viajou à Ucrânia na companhia do coordenador do MBL, Renan Santos. A viagem, que ele alega não ter sido custeada com dinheiro público, foi para supostamente ajudar os refugiados ucranianos.
Arthur do Val chegou a postar imagens ao lado de garrafas nas redes sociais. Ele diz ter ajudado a resistência contra a invasão russa a produzir coquetéis molotov para a guerra.
Procurada, a assessoria de imprensa do parlamentar diz estar tentando entrar em contato com o deputado. A diferença de fuso horário entre o Brasil e a Ucrânia é de cinco horas.