×

Ministros do STF votam para anular escutas telefônicas autorizadas por Moro antes da Lava Jato

Ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Dias Toffoli, além do relator Gilmar Mendes, votaram pela anulação dos grampos telefônicos

Ministros do STF votam para anular escutas telefônicas autorizadas por Moro antes da Lava Jato

Os ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Dias Toffoli acompanharam o relator, Gilmar Mendes, no voto pela anulação das escutas. 

O julgamento do caso pelo STF será retomado nesta quinta-feira (17) e deverá definir “uma regra geral de como deve funcionar o sistema de grampos telefônicos em investigações judiciais. Cinco ministros da Corte entendem que as escutas podem ser renovadas consecutivamente, desde que haja concordância do juiz responsável e motivação para a manutenção dos grampos”. Os ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Dias Toffoli acompanharam o relator, Gilmar Mendes, no voto pela anulação das escutas.

A ação em questão é um recurso do Ministério Público Federal (MPF contra uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que anulou as provas obtidas por Moro e Dallagnol. Os empresários eram investigados na chamada Operação Pôr do Sol, que apurava o envio de dinheiro ao exterior, além de irregularidades em financiamentos do BNDES e dívidas fiscais superiores a R$ 150 milhões.

Os ministros da 6ª Turma do STJ consideraram que as escutas  telefônicas autorizadas por Moro, a pedido de Dallagnol e do procurador Orlando Martello Júnior, foram abusivas em função  do tempo em que os grampos ficaram ativos sem “motivação válida”.