O ex-presidente Lula, pré-candidato à presidência da República em 2022, foi às redes sociais nesta sexta-feira (15) criticar a motociada de Jair Bolsonaro, que será alvo de ação na Justiça pelo PT por “distúrbio da ordem pública”.
“A gasolina cara leva a inflação nas alturas. Mas a prioridade para alguns é fazer motociata sem destino usando combustível caro e comprado com dinheiro público enquanto o povo sofre”, postou Lula no Twitter.
A postagem contém o trecho da entrevista de uma mulher identificada como Aline Lima ao Jornal Nacional, da Globo, que diz: “Quem comia carne moída, agora tem que comer ovo. Ovo vai ficando caro e vamos para a sardinha em lata. E assim só a gente vai sentindo no prato o empobrecimento”.
O governo paulista estimou que a motociata custaria cerca de 1 milhão de reais aos cofres públicos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, haveria um reforço no policiamento para a manifestação, com um efetivo de mais de 1.900 policiais militares.
O grupo saiu cedo da capital de São Paulo, interditou a Rodovia dos Bandeirantes por cinco horas – das 8h às 13h – e causou congestionamento também na Anhanguera, indo até a cidade de Americana.
O monitoramento de pedágios no sistema das rodovias Anhanguera-Bandeirantes registrou 3,7 mil motos, ante 6.661 veículos registrados no passeio de moto de junho do ano passado em São Paulo, uma queda de 44%.
A gasolina cara leva a inflação nas alturas. Mas a prioridade para alguns é fazer motociata sem destino usando combustível caro e comprado com dinheiro público enquanto o povo sofre. #EquipeLula pic.twitter.com/RJ3nHndooB
— Lula (@LulaOficial) April 15, 2022