Jair Bolsonaro voltou a utilizar nesta quinta-feira (12) uma expressão racista já usada por ele e disse que negros são pesados em arrobas. “Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, não é?”, disse Bolsonaro durante conversa com apoiadores no Palácio do Alvorada.
Antes de assumir a Presidência, Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria e condenado pela Justiça de primeira instância por ter afirmado que visitou uma comunidade quilombola e que “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas” e que “nem para procriador ele serve mais”. A acusação da PGR foi rejeitada pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) em 2018.
Na reunião com apoiadores, Bolsonaro ri e ironiza o fato de ter sido alvo da Justiça por ter usado a expressão de cunho discriminatório. “Sabia que já fui processada por isso? Chamei um cara de 8 arrobas”, afirmou.
Bolsonaro volta a expor o seu racismo ao falar outra vez em arroba para referir-se ao peso de uma pessoa negra. Ele não conseguiu também esconder o olhar de desprezo.#BolsonaroRacista pic.twitter.com/vnIKXiSaII
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) May 12, 2022