A Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu, na tarde deste domingo (15/5), o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) como novo governador do estado. Ele terá como vice o médico José Wanderley Neto (MDB).
A chapa, apoiada pelo senador Renan Calheiros (MDB), conquistou 21 votos, enquanto Davi Maia (União), Cabo Bebeto (PL) e Danúbia Barbosa (Avante), tiveram apenas um voto cada.
Já o cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas Luciano Valdomiro Silva Fontes não teve nenhum voto.
Alagoas viveu um imenso imbróglio judicial, que chegou até a Suprema Corte do país, para eleger o governador-tampão do estado. As eleições chegaram a ficar suspensas após decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.
A situação opôs aliados do senador Renan Calheiros e do deputado Arthur Lira.
Foi necessário uma eleição indireta pois, em abril, Renan Filho (MDB) deixou o cargo de governador para concorrer ao Senado. Segundo na linha sucessória, o ex-vice-governador Luciano Barbosa (MDB) já havia deixado o mandato em 2020, ao se eleger prefeito de Arapiraca.
O presidente da assembleia, Marcelo Victor (MDB), aliado do grupo de Renan e Renan Filho, recusou-se a assumir a gestão estadual, para não ficar inelegível em outubro, quando disputará novamente uma cadeira no Legislativo estadual.