A rede Starlink será disponibilizada para 19 mil escolas em áreas rurais do Brasil e fará monitoramento ambiental da Amazônia, prometeu nesta sexta-feira (20/5) o bilionário sul-africano Elon Musk.
Essa é uma nova tecnologia para fornecer internet. A promessa de Musk, CEO da SpaceX, empresa responsável pelo sistema, é de velocidades de até 500 mega na navegação e downloads sem limitação.
A Starlink promete fornecer “internet de banda larga de alta velocidade para locais onde o acesso tem sido pouco confiável ou completamente indisponível”. Atualmente, ela só funciona para residências e não é móvel.
A internet da Starlink funciona, segundo o site da empresa, ao enviar informações através do vácuo do espaço, “onde ela viaja muito mais rápida do que em cabos de fibra óptica e pode alcançar pessoas e locais muito mais distantes”.
No Brasil, o serviço Starlink foi aprovado em janeiro deste ano pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), dando direito à operadora de banda larga via satélite de fornecer sua cobertura no país até 2027.
Por enquanto, apenas partes das regiões Sudeste e Sul podem solicitar o serviço. No mundo, 32 países contam com o serviço, segundo a empresa, principalmente na Europa, na América do Norte, em partes da América do Sul, na Austrália e Nova Zelândia.
A velocidade da Starlink é consistentemente muito mais rápida do que os serviços concorrentes de internet via satélite.