Uma sauna em Madri foi interditada na sexta-feira (20) pelas autoridades sanitárias como precaução após suspeita de casos de varíola dos macacos entre seus frequentadores.
A Espanha é um dos países da Europa com maior número de casos desta infecção, segundo balanço divulgado neste sábado (21) que elevou a 30 o número de infectados.
O estabelecimento, chamado Sauna Paraíso, funciona como espaço de lazer e sexo para homens e foi citado pela administração municipal como foco de um possível surto na capital espanhola.
“A maioria dos casos positivos está associada a esse foco”, explicou o conselheiro de Saúde da Comunidade de Madri, Enrique Ruiz Escudero.
Em nota, a sauna afirmou que permanecerá fechada pelos próximos dias “por precaução” e pediu que seus frequentadores tenham a responsabilidade individual de evitar qualquer transmissão.
Além dos 30 já identificados, outros 18 casos suspeitos estão sob investigação na Espanha, 15 na região de Madri, dois nas Ilhas Canárias e um na Andaluzia, disseram as autoridades de saúde.
A Saúde na Espanha é de responsabilidade das suas regiões autônomas, motivo pelo qual o balanço global não é imediato.