O narcotraficante Roque de Castro Pinto Junior, foragido da Justiça do Amazonas, foi um dos mortos pela polícia durante uma operação da Polícia Militar carioca na Vila do Cruzeiro, no Rio de Janeiro, nessa terça-feira (24).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), além já ter sido condenado a sete anos de prisão por tráfico de drogas, Roque já havia sido preso em 2018 suspeito de envolvimento em um triplo homicídio, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.
O traficante, também conhecido como ‘Ponga’, respondia a outros dois processos no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
De acordo com a PM do Rio, a operação dessa terça (24), na Vila Cruzeiro, tinha o objetivo de prender chefes da facção criminosa Comando Vermelho escondidos no Complexo da Penha. Entre os procurados estão Kaio Wellington Cardoso dos Santos, conhecido como ‘Mano Kaio’, outro foragido do sistema prisional do Amazonas.
Em junho de 2021, uma ação das polícias civis do Rio de Janeiro, do Pará e do Amazonas foi deflagrada na região da Penha para tentar prendê-lo, sem sucesso. Segundo as autoridades, Mano Kaio é um dos chefes do tráfico do Comando Vermelho e mandante dos ataques ocorrido em Manaus, há um ano.