×

Lula salta 7 pontos entre a classe média e ultrapassa Bolsonaro, diz Ipec

Na camada mais rica da população, isto é, com renda familiar de mais de 5 salários mínimos, Bolsonaro oscilou positivamente de 46% para 47%, enquanto Lula caiu de 36% para 28%.

Lula salta 7 pontos entre a classe média e ultrapassa Bolsonaro, diz Ipec

Nova pesquisa presidencial do Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta segunda-feira (29), aponta que o ex-presidente Lula (PT) segue liderando a disputa pelo Palácio do Planalto, com 44% das intenções de voto.

Pesquisa presidencial do Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta segunda-feira (29), que mostra estabilidade no cenário eleitoral com liderança de Lula (PT) e chances do petista vencer o pleito já no 1º turno, aponta ainda que o ex-presidente vem ganhando votos entre eleitores de classe média.

No estudo anterior do instituto, de 15 de agosto, Lula tinha 32% entre o eleitorado que ganha de 2 a 5 salários mínimos e estava atrás de Jair Bolsonaro (PL), que apresentava índice de 41% entre esta parcela da população. Na nova pesquisa, porém, Lula subiu 7 pontos neste segmento e marca agora 39%, à frente do atual presidente, que caiu e registra 37%. 

Já entre a parcela mais pobre dos eleitores (aqueles com renda familiar de até 1 salário mínimo), Lula perdeu 6 pontos com relação ao estudo anterior do Ipec e agora aparece com 54% das intenções de voto. Mesmo assim, segue bem à frente de Bolsonaro neste estrato social – o atual presidente tem 22%, ou seja, a vantagem do petista é de mais de 30 pontos percentuais.

Na camada mais rica da população, isto é, com renda familiar de mais de 5 salários mínimos, Bolsonaro oscilou positivamente de 46% para 47%, enquanto Lula caiu de 36% para 28%.

Nova pesquisa presidencial do Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta segunda-feira (29), aponta que o ex-presidente Lula (PT) segue liderando a disputa pelo Palácio do Planalto, com 44% das intenções de voto. Trata-se do primeiro levantamento do instituto após o início das propagandas eleitorais no rádio e TV.

O levantamento mostra estabilidade na disputa, visto que no último estudo do Ipec, de 15 de agosto, Lula tinha os mesmos 44%. Jair Bolsonaro (PL), que está em segundo lugar, também registrou os mesmos 32% que já tinha na última pesquisa.

Já Ciro Gomes (PDT), que no estudo anterior tinha 6%, oscilou positivamente para 7%. O mesmo aconteceu com Simone Tebet (MDB), que antes tinha 2% e agora parece com 3%. Felipe d’Avila (Novo), por sua vez, registra 1% das intenções de voto. Votos em branco e nulos representam 7%, enquanto outros 6% não sabem ou não responderam.

Com os números atuais, Lula poderia vencer a eleição já no primeiro turno. Isso porque o petista, em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, atinge 51%. Ele possui mais intenções de voto que todos os outros candidatos somados.