O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na madrugada desta terça-feira (13) que vai passar a faixa presidencial, caso perca a disputa pelo Palácio do Planalto neste ano.
Em entrevista aos podcasts cristãos Dunamis, Hub, Felipe Vilela, Positivamente, Luma Elpidio e Luciano Subirá, o chefe do Executivo falou em se “recolher”. O presidente também fez críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em outras ocasiões, Bolsonaro afirmou que só reconheceria o resultado da disputa caso haja “eleições limpas”, sem apresentar após acusações de fraude das urnas.
“Se for a vontade de Deus, eu continuo. Se não for, a gente passa aí a faixa e vou me recolher. Porque, com a minha idade, eu não tenho mais nada a fazer aqui na Terra. Se acabar essa minha passagem pela política, aqui. Obrigado a todos”, disse. Temos os mesmos valores: a família. Temos sempre falado: ‘Deus, pátria, família e liberdade. Não esqueça da palavra liberdade, isso é importantíssimo”.
Bolsonaro diz que vai “passar a faixa e se recolher” caso perca as eleições de outubro.
Presidente fez a declaração em entrevista para podcast na noite desta segunda-feira (12).
Assista ?? pic.twitter.com/xLqmvYCCFK
— Metrópoles (@Metropoles) September 13, 2022
Bolsonaro também firmou estar “arrependido” por ter dito que não é “coveiro”, fazendo referência a uma declaração de abril de 2020, quando fez pouco caso dos mortos em decorrência da Covid-19, no início da pandemia.
O recuo se deu após um dos apresentadores perguntar se o presidente “retiraria” alguma fala que fez no contexto da pandemia. “A questão do coveiro eu retiraria. O ‘jacaré’ foi uma figura de linguagem”, disse.
Em outro momento, ele afirmou que não “zombou” de pessoas com asfixia provocada pela doença. “Eu dei uma aloprada, sim. Eu perdi a linha. Aí eu me arrependo. Eu parei de falar com a mídia porque os caras batiam na tecla o tempo o todo e eu percebi que queriam me tirar do sério”, afirmou.
Bolsonaro x Lula
Considerando apenas os votos válidos da última pesquisa divulgada pelo Ipec, o ex-presidente Lula ganharia a eleição no primeiro turno.
Veja os índices:
Lula (PT): 51% (50% na pesquisa anterior, de 5 de setembro)
Bolsonaro (PL): 35% (35% na pesquisa anterior)
Ciro (PDT): 8% (9% na pesquisa anterior)
Tebet (MDB): 4% (4% na pesquisa anterior)
Felipe d’Avila (Novo): 1% (1% na pesquisa anterior)