×

Agência Lupa: Declaração de Bolsonaro na ONU sobre corrupção é falsa

No ano passado, o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias foi acusado de pedir propina para autorizar a compra de vacinas pelo governo.

Agência Lupa: Declaração de Bolsonaro na ONU sobre corrupção é falsa

"No meu governo, extirpamos a corrupção sistêmica que existia no país". FALSO

“No meu governo, extirpamos a corrupção sistêmica que existia no país”,  Jair Bolsonaro (PL), presidente e candidato à reeleição, em discurso na abertura da 77ª Assembleia-Geral da ONU.

A declaração é FALSA

O governo de Jair Bolsonaro (PL) é alvo de diversas acusações de corrupção. Neste ano, por exemplo, veio à tona que dois pastores evangélicos controlavam a agenda e a liberação de verbas do MEC durante a gestão de Milton Ribeiro. Reportagens mostraram que os dois pediam propina para os municípios terem acesso a verbas da pasta. O ex-ministro chegou a ser preso por causa desse caso. Um dos pastores visitou o Palácio do Planalto em pelo menos 35 oportunidades —e Bolsonaro decretou sigilo sobre essas visitas.

No ano passado, o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias foi acusado de pedir propina para autorizar a compra de vacinas pelo governo. Conforme a denúncia, divulgada pela Folha de S.Paulo em junho de 2021, Dias teria condicionado a aquisição de imunizantes da AstraZeneca ao recebimento ilícito de US$ 1 por dose.

Já o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles é investigado por facilitar venda exportação ilegal de madeira. O ex-ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio foi denunciado em outubro de 2019 pelo esquema de candidaturas-laranjas do PSL, no ano anterior.

Há, ainda, o chamado “orçamento secreto” —emendas parlamentares cuja destinação não é divulgada publicamente, que chegaram a R$ 16,5 bilhões somente em 2022. Também existem suspeitas de corrupção envolvendo emendas do orçamento secreto, incluindo a compra irregular de kits de robótica superfaturados em escolas de Alagoas e Leia matéria completa no (uol.com.br)