
O ex-prefeito Eduardo Paes se sagrou como vencedor do pleito deste domingo (29) no Rio de Janeiro e voltará a ocupar o Palácio da Cidade após quatro anos longe do comando da capital carioca. A feito veio após uma vitória acachapante sobre o atual ocupante do posto, o bispo Marcelo Crivella (Republicanos), que era apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados às 18h40 deste domingo, Paes se impôs com 64,41% dos votos válidos contra 35,59% de Crivella. A diferença é considerada irreversível e é similar à apresentada em pesquisas dos institutos Ibope, Datafolha e RealTime às vésperas das eleições.
Paes, que governou a cidade entre 2009 e 2016, conseguiu voltar ao comando da Prefeitura do Rio após uma gestão desastrosa de Crivella, marcada pelo abandono, denúncias de favorecimento de pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e o avanço de uma agenda ultraconservadora. O prefeito chegou a enfrentar um processo de impeachment e outros dois pedidos de impedimento.