Faleceu na noite deste domingo (25), em Manaus, aos 75 anos, o professor aposentado do curso de Medicina da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) Menabarreto Segadilha França.
Mena, como ficou popularmente conhecido, era ativista social e defensor da universidade pública e do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nas redes sociais, familiares e amigos de Mena lamentaram a morte do professor e relembraram suas lutas. “Meu pai, o professor, médico, lutador em defesa do SUS, da Educação, acaba de partir…”, escreveu o filho de Mena, que tem o mesmo nome do pai.
Mena ingressou na Ufam em 1976, como docente da Faculdade de Ciências da Saúde. Como diretor da Faculdade de Medicina da Ufam, implantou o internato rural do curso em 1987, inicialmente em Mocambo e Caburi, comunidades de Parintins, levando assim os profissionais de medicina para o interior do Amazonas. Inicialmente sob muitas críticas, o internato rural da Ufam é hoje o que mais resulta em interiorização de médicos após a formatura.
Defensor ativo do Sistema Único de Saúde no Amazonas e mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Amazonas, o professor Menabarreto foi o idealizador do Internato Rural do curso de Medicina da Ufam, que completou 35 anos de fundação este ano. Por meio da prática, alunos finalistas vão para o interior do Estado prestar atendimentos à população, suprindo uma carência histórica de atendimento de saúde.
“Menabarreto será sempre lembrado como um incansável militante atuando na luta em defesa do SUS, da saúde, principalmente, no saneamento básico à população, nos direitos humanos, na educação e diversos temas de impacto na população de nosso Estado”, publicou o deputado federal Zé Ricardo.