Alessandro da Costa Protazio, 37, conhecido como “Kello”, foi preso nesta sexta-feira (10) suspeito de envolvimento nas mortes de um casal dentro de um carro de aplicativo e nas execuções de dois homens enquanto soltavam pipa. As prisões ocorreram na rodovia estadual AM-070 (Manoel Urbano).
Além de “Kello”, Alexsandro da Silva Nascimento, 25; Fabrício Neves e Silva, 39; e Rodrigo Felipe Costa, 26, também foram presos por envolvimento em diversos crimes.
A Operação KM8 da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em ação conjunta com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), contou com apoio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), e resultou no cumprimento de seis mandados de prisão e busca e apreensão; em três prisões em flagrante; e na apreensão de armas e munições.
De acordo com o titular Ricardo Cunha, titular da DEHS, Alessandro foi preso, em cumprimento de mandados de prisão, por homicídio. Ele tem envolvimento nas mortes de Beatriz da Conceição Prata e Ítalo Batista Lima, que tinha 21 e 20 anos, respectivamente, enquanto estavam dentro de um carro de transporte por aplicativo.
Ainda conforme o titular, o homem também tem envolvimento com as mortes de Alailson Ramos de Souza e Lindomar de Souza Felix, que tinham 26 e 24 anos, ocorridas na rua Beira Rio, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. O indivíduo também foi flagranteado por porte ilegal de arma de fogo.
O delegado disse, ainda, que Alexsandro e Rodrigo foram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, e Fabrício tinha um mandado de prisão por tráfico de drogas.
Alessandro responderá por homicídio e porte ilegal; Alexsandro e Rodrigo por porte ilegal de arma de fogo; e Fabrício por tráfico de drogas.
Alailson Ramos de Souza, 26, e Lindomar de Souza Felix, 24, foram mortos a tiros, no dia 31 de setembro de 2022, na rua Beira Rio, no bairro Jorge Teixeira, na zona leste da capital amazonense. As vítimas foram mortas durante uma brincadeira de soltar pipa. Lindomar foi atingido por 8 tiros e Alaison por quatro.
Na época, de acordo com o registro do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), 15 homens participaram do ataque, que teria sido motivado pela disputa do controle do tráfico de drogas na localidade.
Outro crime que teve a participação de Alessandro, foi as mortes Ítalo Batista Lima, 20, e Beatriz da Conceição Prata, 21, que foram assassinados a tiros na noite do dia 15 de outubro de 2022, na Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira 3ª etapa, zona leste de Manaus.
No momento do crime, as vítimas estavam em um carro de transporte de aplicativo. Segundo informações, o motorista do carro por aplicativo informou que as vítimas embarcaram em um shopping da zona norte e seguiam para zona leste. No carro haviam dois casais, e durante a ação somente Ítalo e a mulher ainda não identificada foram alvejados. O outro casal conseguiu fugir do carro e o motorista não sofreu nenhum ferimento.