Antes de iniciar uma coletiva no Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou veementemente contra o racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vini Jr., que foi alvo de ofensas racistas durante uma partida de futebol. Lula expressou sua indignação diante desse lamentável episódio e instou a Fifa a tomar medidas enérgicas para combater o racismo nos estádios.
“Vini Jr., um jovem negro de talento extraordinário e reconhecido internacionalmente, foi alvo de ataques racistas, sendo chamado de macaco durante uma partida entre o Real Madri e o Valencia. Essas ofensas são inaceitáveis e mostram o quão profundamente enraizado o racismo ainda está na sociedade atual”, repudia o presidente.
Em sua declaração, o presidente Lula afirmou: “Não podemos permitir que o racismo tome conta dos estádios. Vini Jr. é um jovem talento do futebol mundial e merece respeito, assim como todos os jogadores, independentemente de sua cor de pele. É lamentável que em pleno século XXI ainda tenhamos que lidar com esse tipo de comportamento”.
?URGENTE: Presidente Lula se solidariza com Vini Jr. após o jogador sofrer racismo em partida da La Liga na Espanha:
“Um menino pobre que venceu na vida. Um dos melhores jogadores do mundo e do Real Madrid. Não vamos permitir que o racismo tome conta dos estádios de futebol”. pic.twitter.com/ReXTgNncG7
— CHOQUEI (@choquei) May 21, 2023
“Repudiamos mais uma agressão racista contra o Vini Jr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos p/ que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, disse a pasta em nota. A notificação deve ser enviada na manhã desta segunda-feira (22).