Em discurso durante homenagem na Assembleia Nacional de Angola nesta sexta-feira (25), o presidente Lula (PT) foi direto ao ponto e disse que os atentados terroristas observados em Brasília no último 8 de janeiro foram uma tentativa de golpe de Jair Bolsonaro (PL).
Ele agradeceu o apoio do governo angolano após os ataques: “registro aqui nossa gratidão aos nossos amigos angolanos pelo apoio estendido ao Brasil pelo presidente João Lourenço e seu governo quando tivemos em 8 de janeiro deste ano a tentativa de um golpe às sedes dos Três Poderes dado pelo ex-presidente da República”.
Lula ainda afirmou que em seu terceiro mandato buscará resgatar o diálogo forte entre Brasil e África. “Nos meus dois primeiros mandatos eu fiz do continente africano o continente da minha preocupação especial. Cheguei a visitar 34 países, chegamos a fazer com que países tivessem universidades com a ajuda do Brasil, fábrica de remédios retrovirais, trazer a indústria de tecnologia limpa para cá. Nesses últimos sete anos o Brasil andou para trás. Durante sete anos os presidentes não tiveram coragem de vir ao continente africano. E eu resolvi, nessa visita à Angola, dizer ao continente africano que o Brasil está de volta”.