Miriam Leitão falou sobre o papel de Lula no conflito em Israel. Segundo a jornalista da Globo, o governo do atual presidente restaurou o tamanho do Brasil no cenário internacional. Miriam também destaca o apequenamento do país na gestão anterior, com Bolsonaro como mandatário número 1 da Nação.
Mirian crê que a política externa deve ser pautada por princípios sólidos e flexibilidade para reagir a eventos em contexto.
“O erro reside em ser flexível quanto aos princípios, comprometendo a integridade dos valores. O recente atentado em Israel, visando a população civil, deixa claro que o Hamas é um grupo radical, apesar do contexto histórico da luta palestina por um estado”, informou.
Ela diz que a defesa da integridade territorial dos países é um princípio inegociável.
“Lula representa a democracia, e Bolsonaro representa um projeto autoritário. Portanto, Lula deve manter a democracia como um princípio fundamental em sua abordagem política. Afrouxar seus princípios democráticos, como quando relativizou a democracia na Venezuela, compromete sua integridade”, conta a jornalista.
A política externa brasileira busca posicionar o país como um mediador de conflitos e um jogador importante nas negociações globais.
Entre outras coisas, a veterana alerta que é vital para o Brasil permanecer coerente em questões ambientais e indígenas e adotar políticas ambientais sustentáveis para preservar sua influência nas discussões climáticas globais.