O perfil da primeira-dama Janja Lula da Silva no antigo Twitter, agora denominado X, foi alvo de uma invasão na noite desta segunda-feira (11), resultando em uma série de xingamentos postados. O ataque hacker, anunciado às 21h37, já está sendo investigado pela Polícia Federal, que está em ação no caso. A plataforma também foi notificada sobre a ocorrência.
Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, confirmou ao O Globo que estão cientes do incidente e estão trabalhando no caso. O Planalto, ao ser contatado, corroborou a ciência da invasão à conta de Janja e informou que a primeira-dama está considerando as medidas apropriadas.
As publicações feitas na conta invadida incluem mensagens com xingamentos ao presidente Lula (PT), ataques à própria Janja e também ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O tema já está entre os tópicos mais discutidos no Twitter.
Dentre as mensagens postadas pela conta invadida, encontram-se frases como “Super Xandão, presidente do Brasil em 2026”, em referência ao ministro do STF Alexandre de Moraes; solicitações para seguir uma conta autointitulada “anti-comunista”; e a declaração “Eu apoio o mensalão”.
O invasor também fez postagens chamando o presidente Lula de “vagabundo” e, fazendo-se passar pela primeira-dama, afirmou que o petista é traído pela esposa com o jogador Neymar. Além disso, publicou textos de teor sexual e ofensivo às mulheres, incluindo uma mensagem que diz “sou uma vagabun** estuprad*”.
Em outra publicação, Moraes é referido como “bandido”, e o invasor afirmou que ele “logo vai sofrer impeachment”. O hacker ainda divulgou um “comunicado oficial” em áudio às 22h07 (horário de Brasília), mencionando a consciência da investigação da PF e expressando desdém pelo sistema judiciário do país.
Confira algumas postagens feitas pelo hacker no perfil de Janja no Twitter:
Além dos tuítes, o hacker publicou dois vídeos, nos quais novamente ofende a primeira-dama: