Ao menos 7 pessoas morreram devido a fortes chuvas que provocaram inundações e deslizamentos na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, nas últimas 24 horas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, há ainda 25 desaparecidos.
O acúmulo de chuva nos últimos 3 dias chega a 200 mm nas cidades da região. Foram 125 mm num período de apenas 6 horas na madrugada desta 5ª feira (17.dez.2020), em municípios do Vale do Itajaí, do Litoral Sul e da grande Florianópolis.
No Vale do Itajaí, a quantidade de água provocou deslizamentos de terra e alagamentos que causaram a morte de 6 pessoas em Presidente Getúlio e de uma em Ibirama.
O Corpo de Bombeiros de Presidente Getúlio pediu, via Twitter, para que as pessoas fiquem em casa.
Segundo a Defesa Civil, o acesso à cidade de Presidente Getúlio está bloqueado e a BR-470 está interditada.
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), publicou nota de solidariedade em seu perfil no Twitter e afirmou que as equipes de socorro e resgate estão atendendo as vítimas. Moisés vai visitar as regiões atingidas pelo temporal na tarde desta 5ª (17.dez).
O nível da barragem Ituporanga, que abastece o Vale do Itajaí, chegou a 12,3 metros, o dobro do nível registrado na 4ª feira (16.dez). Foi necessário fechar as 5 comportas para evitar escoamento.
Um novo balanço das perdas no Estado deve ser divulgado ainda nesta 5ª feira (17.dez).
A previsão do tempo indica que mais chuva pode chegar ao Estado até domingo (20.dez).