Após a vitória esmagadora do Partido Trabalhista, de centro-esquerda, nas eleições do Reino Unido, o presidente Lula (PT) cumprimentou o líder da legenda, Keir Starmer, pelo X, antigo Twitter. Starmer é o novo primeiro-ministro britânico.
“Quero saudar Keir Starmer, novo primeiro-ministro eleito do Reino Unido pelo Partido Trabalhista. Desejo um ótimo mandato. Conte com o Brasil para o fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia”, publicou Lula.
Mais cedo, Rishi Sunak renunciou ao cargo de primeiro-ministro britânico, anunciando que se encontraria com o Rei Charles nesta sexta-feira (5) para formalizar sua saída.
O Partido Trabalhista, de centro-esquerda, celebrou uma vitória esmagadora nas eleições para o Parlamento britânico, encerrando um intervalo de 14 anos sem conquistar a maioria. Durante a madrugada desta sexta-feira, 5 de julho, o partido ultrapassou o número necessário de assentos para garantir a maioria parlamentar.
Para garantir a vitória, era preciso conquistar 326 dos 650 assentos no Parlamento do Reino Unido. Até a última atualização, os Trabalhistas haviam obtido 410 assentos, enquanto os Conservadores contavam com apenas 119.
Com essa vitória, Keir Starmer, líder dos Trabalhistas, deve ser nomeado o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Em seu discurso de vitória, Starmer afirmou que seu mandato exigirá “grande responsabilidade” e prometeu trabalhar imediatamente para promover melhorias no país.
“Eu prometo o seguinte: quer você tenha votado em mim ou não, servirei todas as pessoas neste distrito eleitoral”, disse Starmer.
.
Vale destacar que a imprensa britânica está descrevendo o resultado como uma “lavada” dos Trabalhistas. Por outro lado, o Partido Conservador, liderado pelo atual primeiro-ministro Rishi Sunak, sofreu uma derrota sem precedentes.
Rishi Sunak reconheceu a derrota e informou que ligou para Starmer para parabenizá-lo. Ele também assegurou que a transição será pacífica e ordenada.
A vitória do Partido Trabalhista representa uma guinada à esquerda no cenário político do Reino Unido, contrastando com a onda conservadora que tem beneficiado partidos de extrema-direita em países como Itália, França e Alemanha, além do Parlamento Europeu.
Confira o desenho do Parlamento do Reino Unido:
- Partido Trabalhista (centro-esquerda): aumenta de 205 para 410 assentos (+205)
- Partido Conservador (centro-direita): cai de 344 assentos para 119 (-225)
- Partido Liberal Democrata: aumenta de 15 para 71 (+56)
- Partido Nacional Escocês: cai de 43 para 9 (-34)
- Sinn Féin: manteve 7
- Partido Reformista (extrema direita): aumenta de 1 para 4 (+3)
- Partido do País de Gales: sobe de 3 para 4 (+1)
- Partido Verde: sobe de 1 para 4 (+3)
- A definir: 6
- Outros: 16