Holanda, Bélgica e Itália anunciaram neste domingo (20) a proibição da chegada de voos do Reino Unido em seus territórios. A razão é o surgimento em solo britânico de uma nova variante do coronavírus, que seria 70% mais infecciosa.
A Holanda proibiu os voos ao menos pelo resto do ano. Já na Bélgica, que também proibiu o tráfego ferroviário vindo do Reino Unido, a suspensão é de 24 horas.
O ministro do Exterior da Itália, Luigi di Maio confirmou que seu país também suspenderá os voos vindos do Reino Unido. “Como governo, temos o dever de proteger os italianos. Por esse motivo, após informar o governo britânico, assinaremos juntamente como Ministério da Saúde uma provisão para suspender os voos”, afirmou, em postagem no Facebook.
Fora de controle
O secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, afirmou neste domingo (20) que está fora de controle uma variação do novo coronavírus. De acordo com ele, o vírus se espalha mais rapidamente do que outras cepas e levou ao aumento das restrições para os britânicos durante o período do Natal.
“A única maneira de fazer isso [controlar a mutação] é restringindo os contatos sociais e, essencialmente, especialmente nas áreas de Nível 4 [de restrições], todos precisam se comportar como se pudessem ter o vírus e essa é a maneira que podemos controlá-lo e manter as pessoas seguras “, disse ele.