×

Kamala promete “transição pacífica” em primeiro discurso após derrota

Em 2020, quando perdeu para Joe Biden, Trump se recusou a colaborar na transição de governo e insistiu em fake news sobre fraude na disputa. Kamala afirmou que vai ajudá-lo na volta à Casa Branca.

Kamala promete “transição pacífica” em primeiro discurso após derrota

“Um ponto fundamental da eleição nos EUA é que, quando perdemos, aceitamos. Isso é o que nos distingue de tiranias a monarquia”

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou que vai trabalhar por uma transição pacífica de poder após a vitória de Donald Trump na eleição. Seu discurso estava previsto para a madrugada desta quarta (6), mas ela acabou adiando o pronunciamento para a noite de hoje.

Mais cedo, ela ligou para o presidente eleito e reconheceu sua derrota na disputa. Kamala voltou a repetir que aceitaria a vitória do rival e disse que vai continuar lutando por liberdade, democracia e contra a pobreza no país.

“Sei que as pessoas estão sentindo e vivenciando uma série de emoções neste momento. Eu entendo isso. Mas precisamos aceitar os resultados dessa eleição”, afirmou Kamala. Após diversas ameaças autoritárias de Trump durante a campanha, a ex-candidata do Partido Democrata afirmou que os americanos devem manter “lealdade não é a um partido ou presidente, mas à Constituição”.

“Este não é um momento para levantar as mãos. Este é o momento de arregaçar as mangas. Este é o momento de nos organizarmos, nos mobilizarmos e nos mantermos engajados em prol da liberdade, da justiça e do futuro que todos sabemos que podemos construir juntos”, prosseguiu.

Em 2020, quando perdeu para Joe Biden, Trump se recusou a colaborar na transição de governo e insistiu em fake news sobre fraude na disputa. Kamala afirmou que vai ajudá-lo na volta à Casa Branca. “Um ponto fundamental da eleição nos EUA é que, quando perdemos, aceitamos. Isso é o que nos distingue de tiranias a monarquia”, acrescenta.

O discurso ocorreu em um palco na Howard University, em Washington, onde estudou, para um público majoritariamente jovem. Ela ainda agradeceu sua equipe e o presidente Joe Biden, e completou: “A luta por nossa liberdade exigirá muito trabalho. E a luta por nosso país sempre vale a pena”.