O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta (PB), foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar do jantar com o líder da China, Xi Jinping, nesta quarta-feira (20/11) no Palácio do Itamaraty. Motta é o grande favorito para ser o novo presidente da Câmara a partir do ano que vem, substituindo Arthur Lira (PP-AL).
Mais cedo, Xi Jinping foi recebido com honras militares no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. A cerimônia contou com a presença de diferentes autoridades, como os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) e a ex-presidente Dilma Rousseff, atual chefe do Banco do Brics.
“Tive a honra de ser convidado pelo presidente Lula para o jantar que está sendo oferecido hoje ao presidente da China Xi Jinping que veio ao Brasil para participar do G20, no Rio de Janeiro, e também, após o encontro, faz uma visita a nossa capital Brasília para assinatura de uma série de acordo entre os dois países”, disse Hugo Motta.
O líder do Republicanos ainda reforçou a importância da relação entre as duas nações para geração de empregos. “A China é o nosso principal parceiro comercial, e sem dúvida alguma, essa relação precisa se fortalecer cada vez mais pois ela ajuda bastante na geração de emprego e de renda no nosso país.”
Hugo Motta é o único candidato para sucessão de Lira na presidência da Câmara. Ele construiu uma candidatura de consenso dentro da Casa Legislativa para substituir o líder alagoano. A eleição para presidência da Câmara acontece apenas em fevereiro do ano que vem.
O presidente da China está no Brasil desde domingo (17/11) para participar da Cúpula do G20, que ocorreu no Rio de Janeiro e foi encerrada nessa terça-feira (19/11).
A China e o Brasil possuem 50 anos de relações diplomáticas, com parceiras na áreas comercial, cultural e científica. Vale destacar que o país asiático é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009.