Foi com emoção e na última rodada, mas o Botafogo enfim acabou com o jejum e afastou o fantasma do Campeonato Brasileiro de 2023, quando foi ultrapassado pelo Palmeiras na 35ª rodada e voltou a levantar a taça do principal torneio nacional.
Neste domingo (8/12), em partida contra o São Paulo, o Glorioso dependia apenas de si para cravar o título e sacramentar um ano excepcional. A temporada de 2024 teve a conquista da primeira Libertadores da história do clube e se encerra com o título de campeão brasileiro, o que não acontecia desde 1995. Certamente um ano para ficar para sempre na memória do torcedor.
Contra um São Paulo cheio de reservas, o Botafogo foi dominante desde o início. E após pressionar e criar oportunidades, o gol saiu aos 36 minutos de jogo. Savarino recebeu um ótimo passe de Igor Jesus e tocou com categoria por cima do goleiro para abrir o placar.
Detalhe importante é que o gol no Nilton Santos saiu momentos depois do de Serna, para o Fluminense, contra o Palmeiras no Allianz Parque. A combinação de resultados (vitória do Botafogo e derrota do Palmeiras) deixou o Alvinegro Carioca ainda mais próximo do grito de “campeão”.
No segundo tempo, o clima esquentou. Aos 17 minutos, Marlon Freitas bobeou e perdeu a a bola para William Gomes. O atacante invadiu a área e tocou na saída de John para empatar o jogo.
Já nos acréscimos, Gregore devolveu na mesma moeda. A defesa São Paulo “apagou” e Gregore foi mais esperto, roubou a bola e fez 2 x 1, placar final
Com a conquista, o Botafogo chega a seu terceiro título na história do Campeonato Brasileiro. O Glorioso é o detentor dos títulos de 1968, 1995.