Um ataque israelense a um prédio residencial matou pelo menos 25 pessoas, incluindo 10 crianças no norte de Gaza na noite de segunda-feira (9), disseram autoridades locais.
Entre os mortos estão todos os integrantes da família Al-Kahlout — pais, avós, filhos e netos — que foram deslocados e estavam se abrigando no prédio em Beit Hanoun quando foi atingido, disse o Dr. Munir Al-Bursh, diretor geral do Ministério da Saúde de Gaza, à CNN nesta terça-feira (10).
O escritório de mídia do governo de Gaza disse que o prédio abrigava “várias famílias e dezenas de moradores”.
O porta-voz da defesa civil de Gaza, Mahmoud Basal, disse que alguns corpos foram recuperados sob os escombros e em ruas onde “partes estavam espalhadas”.
O exército israelense afirmou que conduziu um ataque na área após identificar combatentes do Hamas que disseram estar realizando “atividades suspeitas” em um prédio.
“Estamos cientes dos relatos de uma série de baixas como resultado do ataque”, disseram as Forças de Defesa de Israel (IDF).
“As IDF estão operando de forma direcionada contra as organizações terroristas na Faixa de Gaza e estão tomando uma variedade de medidas para minimizar os danos a civis não envolvidos”, acrescentaram.
O ataque ao norte de Gaza ocorre enquanto Israel também desencadeia uma resposta militar na Síria após o recente colapso do regime de Assad.
O exército israelense disse que atingiu a maioria dos estoques estratégicos de armas na Síria, alegando que realizou cerca de 480 ataques em todo o país nos últimos dois dias.