×

Senador dos EUA discursa por mais de 24 horas no plenário contra Trump

“Eu me levanto com a intenção de interromper os negócios normais do Senado dos Estados Unidos pelo tempo que eu for fisicamente capaz”, expressou Booker no início da fala. “Eu me levanto esta noite porque acredito sinceramente que nosso país

Senador dos EUA discursa por mais de 24 horas no plenário contra Trump

Às 19h, no horário local, o senador havia falado por 24 horas. Booker agora detém o recorde do discurso mais longo no plenário do Senado, de acordo com o escritório histórico do Congresso.

A maratona de discursos do senador de Nova Jersey, Cory Booker, no plenário do Senado se estendeu por mais de um dia, de segunda-feira (31) até a terça-feira (1º) à noite, enquanto ele protesta contra as ações tomadas pelo governo do presidente Donald Trump, afirmando que continuará “enquanto for fisicamente capaz”.

O senador democrata falou por horas, começando seus comentários às 19h00, no horário do leste dos EUA na segunda-feira à noite, realizando um esforço em um momento em que os líderes democratas em Washington estão sob pressão da própria base para fazer mais para enfrentar Trump.

Booker é um integrante da equipe de liderança democrata do Senado.

Às 19h, no horário local, o senador havia falado por 24 horas. Booker agora detém o recorde do discurso mais longo no plenário do Senado, de acordo com o escritório histórico do Congresso.

“Eu me levanto com a intenção de interromper os negócios normais do Senado dos Estados Unidos pelo tempo que eu for fisicamente capaz”, expressou Booker no início da fala. “Eu me levanto esta noite porque acredito sinceramente que nosso país está em crise.”

Ele continuou afirmando que, “em somente 71 dias, o presidente dos Estados Unidos infligiu tantos danos à segurança dos americanos; à estabilidade financeira; aos fundamentos essenciais da nossa democracia”.

“Estes não são tempos normais na América. E eles não devem ser tratados como tal no Senado dos Estados Unidos,” exclamou.

O discurso efetivamente atrasou qualquer assunto legislativo no Senado nesta terça-feira, já que se estendeu até tarde do dia. As falas foram uma repreensão principalmente simbólica, já que Booker não estava tentando impedir nenhuma parte específica da legislação.

O democrata não pode ceder o espaço para um intervalo, para sentar ou usar o banheiro porque isso permitiria que o presidente prosseguisse com os negócios do Senado. Um dos assessores de Booker disse à CNN por volta da marca de 15 horas que o senador havia repassado à sua equipe que estava “se sentindo bem”. Ele fez uma breve pausa para a oração da câmara ao meio-dia, sem se sentar, e então continuou falando.

O discurso não é uma obstrução porque Booker não está bloqueando uma legislação ou uma nomeação, mas mantém o plenário do Senado aberto – e mantém a equipe do plenário e a Polícia do Capitólio dos EUA destacada para a câmara trabalhando – enquanto ele continuar falando. Os legisladores concluíram a votação na segunda-feira antes de Booker começar seus comentários.

Leia matéria completa na CNN Brasil