×

Fumaça preta sai da chaminé após primeira votação e indica que papa não foi escolhido

Participam do conclave 133 cardeais, que ficam alojados na Casa de Santa Marta durante a escolha e se deslocam até a Capela Sistina diariamente até a conclusão do processo. A partir desta quinta (8), os religiosos participarão de quatro votações

Fumaça preta sai da chaminé após primeira votação e indica que papa não foi escolhido

Fumaça preta foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina nesta quarta-feira (7), indicando que os cardeais não chegaram a um consenso para eleger o próximo papa.

O Vaticano liberou uma fumaça preta às 16h desta quarta (7) da chaminé da Capela Sistina em meio ao conclave, que discute a escolha de um novo papa. A cor simboliza a falta de consenso entre os cardeais na escolha do pontífice que substituirá Francisco.

Com a falta de definição, o debate será retomado até que o novo representante da Igreja Católica seja escolhido. Só então o Vaticano liberará uma fumaça branca, anunciando que os cardeais reunidos desde a manhã de hoje na Capela Sistina chegaram a um consenso.

O sinal é utilizado desde 2005 pelo Vaticano, que controla a emissão das fumaças com cartuchos pirotécnicos. Antes daquele ano, o anúncio era feito com a queima de cédulas de votação misturadas com palha úmida, o que nem sempre gerava densidade suficiente para a multidão reunida na Praça São Pedro notar a mensagem.

O novo sistema combina duas substâncias específicas para colorir a fumaça: lactose ou naftalina. A primeira resulta em uma coloração branca da fumaça, enquanto a segunda, por meio da liberação de partículas escuras que absorvem luz, cria a fumaça preta.

Após a escolha, o papa será levado à “sala das lágrimas”, onde a batina branca é ajustada ao seu corpo e vestida pelo pontífice. Na sequência, ele é levado até a Basílica de São Pedro e o o cardeal protodiácono diz a famosa frase “Habemus Papam!” (“Temos um papa”).

Participam do conclave 133 cardeais, que ficam alojados na Casa de Santa Marta durante a escolha e se deslocam até a Capela Sistina diariamente até a conclusão do processo. A partir desta quinta (8), os religiosos participarão de quatro votações diárias (duas pela manhã e duas à tarde) e a votação será suspensa por 24 horas se ninguém for escolhido após três dias do início do rito.

O ciclo pode se repetir até o 12º dia e o novo pontífice só será escolhido se conquistar dois terços dos votos dos cardeais. A partir deste dia, as opções se restringem aos dois mais votados, mas exige o mesmo quórum.

A partir de agora, até quatro votações podem ser realizadas por dia. Para esta quinta-feira, a previsão é de que sejam realizadas nos seguintes horários:

  • 5h30 – Fim de votação; só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
  • 7h00 – Fim de segunda votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
  • 12h30 – Fim de votação; novamente, só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
  • 14h00 – Fim de nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé

Caso não haja um papa eleito na quinta-feira, novas votações devem acontecer nos dias seguintes.