O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou nesta 4ª feira (13.jan.2021) o bloqueio da divisa do Estado com o Amazonas. A medida tem como objetivo conter o avanço da pandemia de coronavírus em terras paraenses. A medida começa a valer na 5º feira (14.jan.2021).
Nas últimas semanas, o número de mortes no Amazonas voltou a subir. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou a visitar o Estado, para entender quais ações o governo local estava adotando para tentar conter o avanço da covid-19.
De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta 4ª feira, a doença já matou 5.879 pessoas no Amazonas. O Estado tem a 3ª maior taxa de mortes por milhão de habitantes do país, atrás apenas do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.
A medida paraense vai impedir a entrada de embarcações com passageiros que saem do Amazonas. Barbalho não explicou se o decreto poderá se estender a veículos terrestres que passem de um Estado a outro pela rodovia Transamazônica. Em função das más condições da estrada, a maior parte do tráfego de pessoas entre os dois locais é feita por rios.
“Isto é uma medida preventiva e fundamental, para que possamos evitar a ampliação do contágio dentro do Estado do Pará, e, consequentemente os problemas face à pandemia do Coronavírus”, afirmou Barbalho, em vídeo divulgado nas redes sociais.
Segundo o governador, a Polícia Militar vai auxiliar no monitoramento da divisa, com embarcações e aeronaves.