O hacker Marcos Roberto Correia da Silva, de 24 anos, foi preso nesta sexta-feira (19/3) por suspeitas de divulgar dados pessoais de 223 milhões de brasileiros, incluindo informações de pessoas que já morreram. A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Silva, conhecido como “Vandathegod”, foi preso pela Polícia Federal em Uberlândia, Minas Gerais. A determinação de Alexandre, que envolve outros quatro mandados de busca, ocorreu depois que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados abriu um inquérito sobre o megavazamento.
A Polícia Federal também apura a participação do hacker conhecido como “JustBR” na divulgação e comercialização dos dados sigilosos. A suspeita é que autoridades públicas estejam entre os alvos dos criminosos.
De acordo com as investigações, dados de pessoas físicas e jurídicas foram disponibilizados em um fórum de internet em 2021. A página é especializada em troca de informações sobre atividades cibernéticas.
Parte das informações foi divulgada gratuitamente por um usuário. Ao mesmo tempo, ele expôs a venda o restante do material, que pode ser adquirido por criptomoedas.