×

Papa critica ‘vírus do individualismo’ e defende quebra de patente de vacinas

O líder católico afirmou que é necessário "abandonar nossos individualismos e promover o bem comum".

Papa critica 'vírus do individualismo' e defende quebra de patente de vacinas

O tom da mensagem é semelhante ao discurso proferido pelo Papa em sua bênção de Natal no ano passado, quando ele criticou os que colocam as "leis de mercado e de patentes de invenções sobre as leis do amor".

papa Francisco voltou a defender neste sábado (8) a quebra temporária de patentes de vacinas anti-Covid, pauta que ganhou novo impulso após ter sido encampada pelo governo dos Estados Unidos.

Em mensagem em vídeo para o show virtual Vax Live, que reúne dezenas de artistas para arrecadar fundos para financiar a distribuição de imunizantes contra o novo coronavírus no mundo, o líder católico afirmou que é necessário “abandonar nossos individualismos e promover o bem comum”.

Além disso, defendeu que “um espírito de justiça nos mobilize para assegurar o acesso universal a vacinas e a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual”. “A pandemia colocou todos em crise, mas não se esqueçam que não saímos iguais de uma crise, saímos melhores ou piores”, disse.

Francisco também declarou que o “vírus do individualismo” não torna as pessoas “mais iguais nem mais irmãs”, porém as deixa “indiferentes ao sofrimento dos demais”. “Uma variante desse vírus é o nacionalismo fechado, que impede, por exemplo, um internacionalismo das vacinas. Outra variante é quando colocamos as leis de mercado ou de propriedade intelectual acima das leis do amor e da saúde da humanidade”, ressaltou.

O tom da mensagem é semelhante ao discurso proferido pelo Papa em sua bênção de Natal no ano passado, quando ele criticou os que colocam as “leis de mercado e de patentes de invenções sobre as leis do amor”.

Matéria completa aqui