O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o celular do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles seja enviado pela Polícia Federal aos Estados Unidos. A intenção é que o aparelho seja periciado e dados importantes sejam desbloqueados.
Salles deixou o cargo nesta quarta-feira (23/6). Ele é alvo de duas investigações que apuram a sua suposta participação em esquema de madeira ilegal na Amazônia.
Em maio, Moraes autorizou a PF a fazer busca e apreensão contra Salles no âmbito da Operação Akuanduba, por suspeita de facilitação à exportação ilegal de madeira do Brasil para Estados Unidos e a Europa.
Na ocasião, agentes da PF afirmaram que os policiais pediram o celular, e o ministro disse que não estava com o ele. Salles levou dias para apresentar o aparelho e, até agora, recusa-se a informar a senha de acesso.
Na decisão, Moraes afirmou que a conduta do ex-ministro de não colaborar com as investigações exige a medida de cooperação com os EUA.
“Considerando que a mera entrega do aparelho telefônico, sem fornecimento de quaisquer informações adicionais – notadamente a informação acerca da senha de acesso – não resulta em efetiva colaboração com a investigação, a determinação ora pleiteada pela Polícia Federal é medida que se impõe”, diz trecho do despacho.
Leia a íntegra
Salles by Metropoles on Scribd