O general Carlos Alberto Mansur assumiu nesta terça-feira, 03, a secretaria de Segurança Pública do Amazonas em substituição ao coronel PM Louismar Bonates.
Carlos Alberto Mansur nasceu em Paranaguá (PR) e iniciou a carreira militar em 1977, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército e declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia em 1983.
Mansur recebeu, em maio deste ano, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), o título de Cidadão do Amazonas.
O general é pai do coordenador do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Victor Mansur.
Independentemente da relação de amizade com o governador Wilson Lima, Bonates desde que assumiu a pasta já sofria processo de desgaste pelo temperamento e atitudes truculenta e suposto envolvimento com o crime.
No dia 22 de julho, o então governador em exercício, Carlos Almeida, exonerou Lourismar Bonates da SSP-AM.
Carlos Almeida sustentou que a exoneração de Bonates decorre de inúmeras operações policiais que investigam a conduta da secretaria e o crime organizado que se instalou no estado.
Carlos Almeida sustenta, também, que as ações de terrorismo das organizações criminosas tem a digital e o suposto envolvimento de Bonates.
Entre vários crimes que pesam contra Bonates, Carlos Almeida cita, por exemplo, a chacina de Tabatinga, que resultou na morte de várias pessoas supostamente motivada pelo falecimento de um sargento da Polícia Militar.