×

Barroso ironiza Bolsonaro e cita Chico Buarque: “Vai Passar”

O presidente da República voltou a atacar o STF ao apresentar pedido de impeachment, no Senado, contra o ministro Alexandre de Moraes

Barroso ironiza Bolsonaro e cita Chico Buarque: "Vai Passar"

Composição de versos marcantes, “Vai Passar” diz em um de seus trechos: “Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, usou as redes sociais, nesta sexta-feira (20/8), para sugerir suas “dicas da semana”, vistas como indiretas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Desta vez, uma das recomendações foi a música “Vai Passar”, de Chico Buarque, canção que critica a ditadura militar.

Composição de versos marcantes, “Vai Passar” diz em um de seus trechos: “Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”.

Como ilustração para as dicas da semana, Barroso usou uma imagem pinçada da Passeata dos Cem Mil, ato contra a ditadura miitar realizado em fevereiro de 1968. Artistas como Eva Wilma, Tônia Carrero, Odete Lara, Norma Bengell e Cacilda Becker fizeram parte do protesto.

Veja

Outra dica de Barroso foi o Plano Cohen, documento divulgado pelo governo brasileiro em setembro de 1937, e atribuído à Internacional Comunista, sobre um “plano” para a tomada do poder pelos comunistas. Ficaria comprovado, posteriormente, que o documento foi forjado com a intenção de justificar a ditadura do Estado Novo, na Era Vargas.

O ministro também citou a frase “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos e dos sem ética, mas o silêncio dos bons”, do pastor e ativista pelos direitos dos negros norte-americanos Martin Luther King.

Veja:

 

Ataque ao STF

A postagem foi feita após Bolsonaro ter protocolado, no início da noite desta sexta, no Senado Federal, o pedido de abertura de processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.