A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9° Distrito Naval, lamenta informar o falecimento de duas crianças no naufrágio de uma canoa no rio Japurá, nas proximidades de Alvarães, ocorrido no final da tarde de ontem (21). O acidente ocorreu durante uma tempestade.
Duas pessoas estão desaparecidas e quatro foram resgatadas com vida. Uma equipe de Inspeção Naval da Agência Fluvial de Tefé, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, foi direcionada ao local para as atividades de busca e salvamento.
O Comando do 9° Distrito Naval informou que será instaurado um Inquérito Administrativo, a fim de apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis. Assim que concluído e cumpridas as formalidades legais, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, dando vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº2.180/54. Acidente
Além das duas crianças mortas, de 1 ano, um menino de 3 anos e um homem estão desaparecidos nas águas após o naufrágio. Cerca de oito pessoas, sendo cinco adultos e três crianças, estavam na embarcação a caminho de uma festa na comunidade Vila Alencar, quando foram surpreendidas por uma tempestade.