Vítima da Covid-19 mesmo depois de ter recebido as duas doses da CoronaVac, o falecimento do ator Tarcísio Meira, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, tem sido usado por bolsonaristas na internet e nas redes sociais para estimular a desconfiança contra a vacina do Instituto Butantan.
Outros grupos radicais também pregam contra qualquer tipo de vacinação, falando em conspiração chinesa ou afirmando que o “kit covid” e o “tratamento precoce” são mais eficazes contra o coronavírus do que qualquer vacina disponível no Brasil.
No Google, o principal site de buscas on-line do mundo, depois da morte do ator, cresceu as buscas por:
- Tarcísio Meira vacina
- Tarcísio Meira tomou vacina
- Vacina da coronavac
- Eficácia da coronavac
- Vacinação
O assunto também tomou conta das redes sociais como o Facebook e o Twitter.
Veja alguns dos ataques feitos pelos bolsonaristas contra a CoronaVac, o Instituto Butantan e o governador de São Paulo, João Doria, no Twitter:
“Alguém falou que Astrazenica é 100% eficaz? Algum pais desenvolvido aceita Coronavac?”
“CORONAVAC está matando mais idosos que a própria doença.”
“Falar que Coronavac tem eficácia e que tomando tem Zero por cento chance de morrer, não devia estar um uma CPI??”
“Deixa de ser ridículos hipócritas. Não esqueça que o tarcisio já tinha tomado as duas dose da Coronavac do genocida de São Paulo.”
“Morre Tarcísio Meira, vítima da Covid. O veterano ator tomou as 2 doses da CoronaVac. O cantor Agnaldo Timóteo, foi outro q morreu por Covid depois q tomou as doses da vacina Doriana. Cadê os 100% de eficácia contra internação na UTI, Butantan?”
O infectologista Marcos Caseiro comentou, com exclusividade à Fórum, porque o ator Tarcísio Meira, mesmo vacinado com as duas doses da CoronaVac, morreu nesta quinta-feira (12).
Em sua fala, Caseiro diz que “qualquer vacina, até as melhores, tem uma proteção que chega a 95%, entre elas a da febre amarela, a da Pfizer, por exemplo”.