O presidente Jair Bolsonaro (PL) outorgou nesta terça-feira (15/3) a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública a si mesmo. A homenagem também foi conferida a outras autoridades (veja relação abaixo), em lista publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Não é a primeira vez que o mandatário concede a ele mesmo uma medalha. Em novembro de 2021, após uma série de declarações anticientíficas em meio à pandemia de Covid-19, Bolsonaro se autopremiou com a Medalha de Ordem Nacional do Mérito Científico.
Segundo o Ministério da Justiça, a Ordem do Mérito é concedida àqueles que “se destacaram no exercício de sua profissão, tornando-se merecedores do reconhecimento da classe”.
São contempladas pessoas físicas ou jurídicas, corporações militares, instituições civis, nacionais ou estrangeiras que prestaram relevantes serviços, contribuindo para o crescimento e fortalecimento do Ministério da Justiça ou dos órgãos a ele vinculados.
Após publicação dos nomes no Diário Oficial da União, costuma haver cerimônia no Palácio da Justiça para entrega oficial das medalhas. Ainda não foi marcada data para a possível solenidade.
Veja alguns dos agraciados pela Ordem do Mérito do Ministério da Justiça:
- Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública;
- Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional;
- Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF);
- Augusto Aras, procurador-geral da República;
- Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ);
- Bruno Bianco, advogado-geral da União;
- Kassio Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF);
- André Mendonça, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF);
- Vicente Santini, secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública; e
- Paulo Maiurino, delegado de Polícia Federal e ex-diretor-geral da Polícia Federal.