Clarice Lispector, uma das autoras mais originais do Brasil, faria nesta quinta-feira 100 anos se o câncer não a tivesse levado em 1977. Para comemorar a data, o cantor Chico Barque gravou um vídeo em que recita um texto da autora que revolucionou o panorama literário do Brasil a partir dos anos quarenta.
“Aí está ele, o mar, a mais ininteligível das existências não humanas. E aqui está a mulher, de pé na praia, o mais ininteligível dos seres vivos”, começa o artista no vídeo do Brasil Lab da Universidade de Princeton. A leitura do fragmento pode ser visualizada com legendas em espanhol e inglês.
A biblioteca sonora é intitulada Clarice 100 ears, um trocadilho entre as palavras orelha e anos em inglês. Buarque, que gravou o vídeo em sua casa no Rio de Janeiro, recita um texto em que a voz feminina narra seu caso de amor com o mar. Os promotores da iniciativa explicam que o fragmento foi escolhido por sua relação com a poesia do cantor e compositor brasileiro.
Para comemorar os 100 anos decorridos desde o nascimento de Lispector, o Instituto Moreira Salles (IMS), onde está depositada grande parte de sua biblioteca pessoal, inaugurou nesta quinta-feira um novo site (https://claricelispector.ims.com.br) sobre a escritora, contista, tradutora e jornalista. A grande exposição planejada para este aniversário pelo IMS foi adiada para julho próximo devido à pandemia.