O senador Chico Rodrigues declarou nesta quarta-feira, 11, à rádio Senador, que a entrada de venezuelanos no Brasil tornou-se praticamente incontrolável para as autoridades de Pacaraima (RR), responsáveis pela imigração local.
Segundo o senador tanto o prefeito quanto as autoridades que compõem a “operação acolhida”, coordenada pelo Exército Brasileira, já não sabem o que fazer para conter o fluxo migratório.
Chico Rodrigues lembrou que, mesmo com o fechamento da fronteira, que se deu com a pandemia do novo coronavirus, mais de 400 mil venezuelanos em situação de vulnerabilidade social entraram no Brasil.
Conforme relatou a rádio Senador, o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato (Republicanos), está em situação de desespero sobretudo por conta da logística para acomodar venezuelanos que não param de chegar.
A população de Pacaraima – a população estimada do estado é de 600 mil habitantes, segundo comentou, está aflita com a segurança e outras questões, como a educação e a saúde, que estabelecem acirrada disputa de acesso com os brasileiros.
Devido aos transtornos gerados pela forte pressão migratório e as carências do governo local, para abrigar controlar, acomodar e distribuir milhares de “refugiados, o senador roraimense disse que a saída mais racional é o
Ministério da Defesa, que dispõe de logística apropriada para a situação que, segundo ele, já dura três anos e meio.
Ouça entrevista