O Comando Militar da Amazônia (CMA)comemorou neste sábado, 16, os 81 anos de criação do Núcleo de Oficiais da Reserva (NPOR) em Manaus.
A solenidade seguiu a liturgia militar, com o hasteamento da Bandeira, desfile da tropa e visita às instalações do Primeiro Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), onde funciona o NPOR.
Pela singularidade do evento e em alusão aos 81 anos de atividades da instituição de formação militar, o CMA aprovou a criação do bosque do NPOR com o plantio de 81 árvores da espécie ipê da Amazônia.
Novas mudas deverão ser plantadas nos anos subsequentes, ou seja, a cada turma formada o bosque NPOR receberá uma nova árvore.
Ex-alunos Jarbas, Silva e Pimentel – turma 72 – plantando
Ao centro e fardado, comandante do 1° BIS, cornonel Rech, que em 2002 era tenente e foi Instrutor do NPOR; à esqueda, capitão Castelo Branco
O plantio de 81 mudas de ipês, assim como a inauguração do bosque, justamente em uma área militar, foi o momento mais representativo do encontro não só porque o 1º BIS é uma unidade de Infantaria de Selva mas, também, porque, assim como o conjunto das Forças Armadas, defende orgulhosamente a soberania da Amazônia, suas riquezas florestais, animais, minerais e seus biomas.
A marcha da saudade, realizada em uma pista de obstáculos na selva, serviu para “animar” dezenas de ex-alunos que, apesar de alguns já terem atingido a marca dos 70 anos, completaram o cansativo percurso de peito pra fora e barriga pra dentro como nos velhos tempos.
Toda programação foi acompanhada pelo comandante do CMA, general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves e pelo comandante do 1º BIS, coronel Rui César Rech, além do general de divisão Carlos André Alcântara Leite, comandante da 12ª Região Militar (12ª RM) e do general Brigada Luís Cláudio Brion Cardoso, atual comandante do 2º Grupamento de Engenharia.
A homenagem aos 81 anos do NPOR/Manaus foi idealizada e incentivada pelo capitão Márlon Bruno de Medeiros Muniz, instrutor chefe do NPOR/1º BIS, e pelo presidente AORA, Sebastião Ricardo Samoaio.