×

Estudante nota mil de Itapiranga é aprovado no Enem mas pode ficar fora da Universidade por dificuldade financeira

Além do tempo, a estudante não reúne condições financeira para deixar a sua cidade ou para garantir suas passagens diárias para chegar à Universidade.

Estudante nota mil de Itapiranga é aprovado  no Enem  mas pode  ficar fora da Universidade por dificuldade financeira

Rilary Rilary já havia sido aprovada no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em 2022, para o curso de Engenharia de Materiais.

Moradora do município de Itapiranga, a estudante Rilary Manoela Coutinho, de 18 anos, obteve a nota máxima na redação do Enem 2022.

Rilary Manoela atingiu nota 1000, o sonho de todo os vestibulando, mas está ameaçada de ficar fora da Universidade para cursar Engenharia Civil .

O curso que deseja frequentar só é oferecido na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, que a mais de cinco horas de viagem de Itapiranga. Além do tempo, a estudante não reúne condições financeira para deixar a sua cidade ou para garantir suas passagens diárias para chegar à Universidade.

De acordo com O Globo, o drama de Rilary já foi o do irmão mais velho, com quem mora, junto da avó aposentada. Ele foi o primeiro da família a ingressar em uma universidade pública, mas teve que trancar o curso de Engenharia de Software por não ter mais condições financeiras de continuar durante a pandemia da Covid-19.

Mesmo tendo se empenhado nos estudos, Rilary disse ter ficado surpresa ao saber do desempenho que teve na redação.

Ela e os colegas que, também, fizeram o exame, já haviam chegado à conclusão de que o melhor seria que todos começassem a se preparar para outras provas, não depositando todas as esperanças somente no Enem.

Ainda segundo O Globo, Rilary Rilary já havia sido aprovada no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em 2022, para o curso de Engenharia de Materiais.

Por dificuldade financeira não conseguiu se deslocar do seu município até o campus e efetivar a matrícula. O preço de R$ 78 pela viagem comprometeria o orçamento familiar.