Maria da Conceição Lucas de Macedo, 62 anos, é a mais nova caloura do curso de artes cênicas da Universidade de Brasília (UnB). Depois de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) duas vezes e tentar uma vaga no vestibular tradicional, a faxineira conseguiu alcançar o maior sonho: ser estudante na universidade pública.
A mulher contou ao Metrópoles que não conferiu a lista dos selecionados nas vagas remanescentes do vestibular 2021, divulgada na segunda-feira (22/11), mas recebeu a ligação de uma amiga para avisar da aprovação. Quando soube da notícia, Conceição estava em seu expediente na casa de uma família, no Gama. Ela conta que ficou sem reação e teve de sentar para respirar.
“A vida será sempre um mundo de sonhos, basta acreditar. Nunca deixe a esperança morrer dentro de você. Tenho 62 anos e, em 2022, ingressarei pelos portões da academia. Sou universitária agora. Sonhar traz renovação na alma humana”, emociona-se.
A carioca mudou-se sozinha para Brasília, há 21 anos, deixando os filhos crescidos e criados no Rio de Janeiro. Na capital federal, a vida nem sempre foi fácil. Para alimentar os sonhos, trabalhou como cuidadora de idosos, faxineira, babá e caixa de supermercado, até que decidiu estudar para entrar na universidade.
Leia matéria completa no (metropoles.com)